Beta-alanina e desempenho em esportes de luta.

A suplementação diária por um período mínimo de semanas têm se mostrado eficaz na melhora da performance

Antes de mais nada, é importante explicar que, durante o exercício, principalmente de alta intensidade e curta duração, o aumento da acidose afeta negativamente o ambiente intracelular bem como a capacidade contrátil da musculatura. Em outras palavras, o acúmulo de íons H+ decorrente do exercício de alta intensidade inibe enzimas da via glicolítica, além de prejudicar diversas etapas do processo de contração muscular levando à fadiga.

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Transição para o vegetarianismo, existe uma forma melhor de realizá-la?

Maior busca pelo vegetarianismo e suas motivações

Sobre os benefícios, um estudo publicado na Lancet (2019), ressaltou o quanto os sistemas de produção alimentar podem impactar o meio ambiente e que para promover a proteção dele, uma das estratégias a ser adotada é o aumento no consumo de alimentos de origem vegetal e redução no consumo de alimentos de origem animal. Outro ponto que vem destacando a adoção dessa forma de se alimentar é a popularização dela por meio de famosos que a adotam, por exemplo, o ator Joaquin Phoenix, a apresentadora Xuxa.

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Diferentes carboidratos

Nem todo carboidrato é igual

Os carboidratos (CHO) geralmente são tidos como os vilões das dietas. São eles os culpados pela “pochete”, pelo ganho de peso e, por isso, muitas vezes acabam sendo excluídos da alimentação. Mas não é bem assim que funciona, os CHO são nutrientes complexos, apresentam-se em diversas formas nos alimentos e, estão majoritariamente presentes em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, tubérculos (batatas, mandioca…), grãos, sementes, cereais e seus derivados (pães e massas). Também podem ser encontrados nos cogumelos comestíveis, no leite e seus derivados. No nosso organismo os CHO estão presentes principalmente na corrente sanguínea (glicose), nas articulações e no músculo (glicogênio).

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Emagrecimento e hipertrofia: a importância do balanço energético

A composição corporal e o desempenho esportivo estão diretamente relacionados. Já que o desenvolvimento da massa muscular e a manutenção do percentual de gordura corporal, são determinantes na performance de atletas de diversas modalidades.
Fatores como balanço energético, hidratação e repouso adequado, tem grande importância tanto no processo de emagrecimento quanto no de hipertrofia, porém, o processo de hipertrofia pode ser um pouco mais complicado, por depender também de treinamento resistido, e uma dieta que esteja de acordo com a intensidade e o volume das sessões de treino.

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Como e porque conhecer sua sudorese

Taxa de suor e endurance

Durante exercícios de endurance diversas variáveis podem interferir na sua performance, uma delas é a desidratação, que se for excessiva e sem a reposição correta de líquidos impactará negativamente no seu desempenho.

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Impacto do consumo de álcool no recovery

A recuperação (vulgo recovery nos dias atuais) começa IMEDIATAMENTE após o exercício, mas o que poucos sabem é do tamanho do IMPACTO NEGATIVO que tem o consumo de álcool no recovery.

Muitos atletas gastam horas e horas de fisioterapia, fazendo bota, ventosa, acupuntura, e se esquecem de dois pontos principais na recuperação muscular: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E DESCANSO.

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Dez coisas que você precisa saber sobre nutrição esportiva

Olhe além do peso ao determinar a saúde.

Na nutrição esportiva não é o seu peso que importa, é o que constitui o seu peso. Saiba se você tem muito pouco músculo ou muita gordura e encontre uma estratégia que atinja seus objetivos, exemplo aumente os músculos e diminua a gordura. O número na escala pode permanecer o mesmo, mas você parecerá melhor, terá um desempenho melhor e será mais saudável.

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