Como e porque conhecer sua sudorese

Taxa de suor e endurance

Durante exercícios de endurance diversas variáveis podem interferir na sua performance, uma delas é a desidratação, que se for excessiva e sem a reposição correta de líquidos impactará negativamente no seu desempenho.

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Impacto do consumo de álcool no recovery

A recuperação (vulgo recovery nos dias atuais) começa IMEDIATAMENTE após o exercício, mas o que poucos sabem é do tamanho do IMPACTO NEGATIVO que tem o consumo de álcool no recovery.

Muitos atletas gastam horas e horas de fisioterapia, fazendo bota, ventosa, acupuntura, e se esquecem de dois pontos principais na recuperação muscular: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E DESCANSO.

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Dez coisas que você precisa saber sobre nutrição esportiva

Olhe além do peso ao determinar a saúde.

Na nutrição esportiva não é o seu peso que importa, é o que constitui o seu peso. Saiba se você tem muito pouco músculo ou muita gordura e encontre uma estratégia que atinja seus objetivos, exemplo aumente os músculos e diminua a gordura. O número na escala pode permanecer o mesmo, mas você parecerá melhor, terá um desempenho melhor e será mais saudável.

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Nutrição e altitude

Quais são os possíveis problemas nutricionais que podem ocorrer na altitude?

A relação entre nutrição e altitude é muito íntima e de extrema importância para a performance física no esporte de alto rendimento. Atletas que de repente se encontram a uma altitude superior a 2000 metros provavelmente experimentarão náusea e perda de apetite, ambos sintomas comuns em pessoas não acostumadas a altitude.

Isso pode parecer um problema menor, mas a falta de comer e beber o suficiente aumenta o potencial de déficit no armazenamento de glicogênio muscular, necessário para atividades de alta intensidade.

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Ômega-3 e performance esportiva

Alguns suplementos são prescritos aos atletas devido às evidências científicas que demonstram seu efeito ergogênico, ou seja, que realmente existe uma melhora no desempenho após sua ingestão. Já outros suplementos não são ergogênicos em si, mas atuam em outras frentes que apoiam a rotina de treinamentos, como a melhora da saúde global, da adaptação ao exercício e da recuperação de lesões, fazendo com que este atleta tenha condições mais adequadas para treinar e competir. Um belo exemplo desta linha de suplementação é o ômega-3, bastante utilizado para auxiliar na recuperação dos treinos.

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O que é importante na nutrição para atletas lesionados?

Lesão

Não tem jeito, ela está presente em todos os esportes, todos os momentos. Qualquer atleta e até mesmo quem pratica atividade física somente para qualidade de vida, eu, você, eles, todos nós, estamos sujeitos a ter uma LESÃO. Existem diversos tipos e graus de lesão, desde as mais simples, que você recupera em alguns dias, até as mais complexas, que te deixam de molho por um bom tempo.

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Chá verde e performance esportiva. Quais os benefícios?

Chá verde (Camellia sinensis)

O chá verde, um tipo de chá chinês, é obtido através das folhas da Camellia sinensis e devido a seu agradável paladar e aos diversos benefícios atribuídos a ele, se tornou uma das bebidas quentes mais consumidas no mundo.
Atualmente há uma grande variedade de respostas fisiológicas atribuídas ao consumo de chá verde, incluindo melhoras na função cognitiva, benefícios no sistema gastrointestinal, melhora da saúde cardiovascular e metabólica.

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Carboidrato e metabolismo energético no crossfit

O metabolismo energético em atividades intermitentes de alta intensidade (HIIT) como o Crossfit depende de grande quantidade de energia (ATP) em curto espaço de tempo. Por este motivo, a VIA ANAERÓBICA de produção rápida de energia é fundamental para o bom desempenho nestas modalidades, como é o caso do crossfit. A nutrição esportiva para crossfit deve periodizar esse macronutriente afim de garantir boas reservas de glicogênio muscular, creatina fosfato, mas também fazer com que a mitocôndrias estejam preparadas para oxidar gorduras. Nutrição esportiva é fundamental para o sucesso no crossfit.

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